Blog PLQ

Posts

Acessórios

Matéria-prima segura para bijuterias

Matéria-prima segura para bijuterias

Saiba quais são os materiais que oferecem e os que não oferecem risco à saúde.

A partir de agora nós temos mais um canal de comunicação. Ao acompanhar nosso blog, semanalmente você poderá conferir um post diferente sobre o universo das bijuterias. Além de estar mais próximos, nosso intuito é poder solucionar dúvidas, discutir tendências, apresentar curiosidades e dar dicas sobre montagens, peças, banhos e tudo o que envolve a arte de criar e produzir bijuterias.


Seja bem-vindo ao blog da PLQ!


Para dar início a essa novidade, nada mais sensato do que começarmos pela matéria-prima utilizada na produção das peças.


Metais comuns

Como você já deve saber, as bijuterias são feitas de metais comuns. Esse termo, utilizado com frequência na indústria, refere-se ao metais não preciosos utilizados na produção de bijuterias. Entre os metais comuns estão: cobre, alumínio, latão, níquel, estanho, zinco, cobre, ferro, manganês e, por vezes, uma cobertura de chumbo. No entanto, o níquel pode provocar reações alérgicas, enquanto o chumbo, encontrado em algumas ligas metálicas, tem sido relacionado a condições mais graves e, por isso, é altamente controlado.


Cádmio

Atualmente, com a onda de importação de produtos da China, a grande maioria dos acessórios para bijuterias que chegam desse país contêm, em sua constituição, níveis altíssimos de cádmio. Trata-se de um metal pesado que, além de gerar poluição ambiental, segundo a ciência, mesmo em doses mínimas, traz riscos à saúde, sendo considerado inclusive cancerígeno. Sua contaminação ocorre por absorção cutânea, ou seja, pela pele, por inalação e ingestão, acumulando-se progressivamente no organismo e não sendo eliminado com o tempo.


Risco à saúde

O risco é ainda maior para as crianças, que tendem a levar à boca bijuterias e outros objetos; pessoas com algum ferimento na pele e que usam piercing, principalmente na língua.


Entre os riscos apresentados pelo cádmio estão:

- Disfunção renal (por acumular-se nos rins, esse é o órgão mais prejudicado);

- Problemas pulmonares;

- Dores reumáticas e miálgicas;

- Distúrbios metabólicos que levam à osteoporose;

- Câncer, por provocar mutações genéticas, alterando a função das células e causando danos ao sistema genital.


Nossa preocupação

Além de ser reconhecida no mercado por oferecer e fabricar novidades, a PLQ também tem como uma de suas principais preocupações, a saúde do consumidor.


Os acessórios produzidos por nós apresentam a liga do latão como matéria-prima. O latão é uma liga metálica extremamente resistente, formada por cobre e zinco e com resistência superior à do cobre puro, característica que valoriza ainda mais o seu uso.É bastante maleável, dúctil, resistente a impactos. Possui cor amarelada e também é  consideravelmente resistente a manchas.

Matéria-prima segura para bijuterias


Por todas essas suas qualidades, além de ser utilizado na fabricação de componentes para a criação de bijuterias,  o latão também é empregado na produção armas, torneiras, cadeados (a parte dourada), instrumentos musicais de sopro, aparelhos médicos e cirúrgicos, moedas, entre tantos outros artigos de diversos segmentos.


Desta maneira, as peças produzidas pela PLQ podem ser confiavelmente utilizadas com segurança e com a certeza de que não há risco algum à saúde.


Ficou com alguma dúvida sobre os assuntos abordados no texto de hoje? Compartilhe conosco nos comentários. Será um prazer respondê-la.


E fique atento às novas publicações! Teremos sempre algo novo para você!

PLQ  Acessórios

por PLQ Acessórios em 20.04.2018
tags: matéria- prima para bijuterias, bijuterias seguras, PLQ Acessórios

0 comentário(s)
Para que servem as bases para brincos
Para que servem as bases para brincos
Argolinhas para montagem de bijuterias
Argolinhas para montagem de bijuterias
Castroagem: conheça a técnica
Castroagem: conheça a técnica
Significado dos anéis em cada um dos dedos
Significado dos anéis em cada um dos dedos
O lado espiritual das joias e bijuterias
O lado espiritual das joias e bijuterias

Olá, deixe seu comentário para O lado espiritual das joias e bijuterias

Enviando Comentário Fechar :/