Blog PLQ

Posts

Acessórios

Fotocorrosão

Fotocorrosão

O que é e como a técnica é feita.

Muito aplicada em placas para marcas de roupas, sapatos e bolsas, mas, principalmente na confecção de brincos, pingentes, anéis, marcadores de páginas e peças comercializadas pela PLQ, a fotocorrosão é uma técnica que utiliza água ácida sobre metais para geração de uma reação química, provocando a deterioração do material.

Comparada à estamparia de peças, oferece mais vantagens por apresentar custo menor, rapidez no desenvolvimento, mais agilidade na produção, além de permitir a criação de peças mais leves e detalhadas.

Possui o nome ‘fotocorrosão’  porque o processo de corrosão ácida é realizado em uma chapa de latão ou aço inoxidável (inox), originado de uma imagem ou desenho produzido em fotolito e transferido para o metal para receber o ataque ácido.

A imagem é obtida por meio de uma impressora a laser ligada a um computador e impressa em filmes transparentes, os chamados fotolitos. Após esse processo, o material (que pode ser latão, aço inox, cobre, alumínio, e outros materiais ferrosos de chapa) é colocado em uma câmara UV, para que seja feito o processo de marcação e corte. O desenho é recortado e  as peças brutas são produzidas.

O resultado final apresenta ótimo acabamento e muita leveza, o que reduz os custos de banhos, quando as peças passarem pela técnica de galvanoplastia.

Fotocorrosão


Etapas

Para que a fotocorrosão seja efetuada, o metal passa, em primeiro lugar, por uma sensibilização química, com a aplicação de um esmalte. Depois recebe raios ultravioleta por meio de uma prensa gravadora a vácuo. O próximo passo é a polimerização em estufa, ou seja, a reação química responsável pela  formação de polímeros e que pode ser acelerada quando os componentes são submetidos ao calor, no entanto essa fase do processo é opcional. E por último, a corrosão da placa sensibilizada.

Além desses cuidados específicos, as etapas necessitam de muita concentração, pois uma vez confeccionada, a peça não tem como ser corrigida, já que o metal sofre uma perda de sua forma original e torna-se impróprio para o reúso.


Benefícios da fotocorrosão

-Mantém a alta qualidade da textura do material, sem danificar os detalhes. As peças ficam livres de manchas,  rebarbas, vincos, riscos.

-Diferentemente de outras formas técnicas, a fotocorrosão não altera as propriedades físicas e químicas do material, como dureza e resistência. Desta forma, é possível realizá-la sem dificuldades, inclusive, em metais com espessuras finas como 0,005 polegadas.

-Comparada a outras técnicas, minimiza custos e tempo, e facilita a fabricação em série e a alteração rápida do fotoferramental.

-O processo de confecção revela como resultado 100% de aproveitamento das peças.


História

Segundo relatos e hipóteses, a técnica da fotocorrosão tem origem nos processos realizados pelos artesãos conhecidos como gravadores, que eram nomeados pela realeza para fazer gravações rústicas de brasões em armaduras, escudos, espadas de um determinado reinado.

Fotocorrosão

Hipóteses afirmam que a fotocorrosão já era utilizada na gravação de brasões em armaduras, identificando o reinado.

A técnica evoluiu consideravelmente na Índia, com novas tecnologias e computação gráfica, dispensando a confecção de matrizes e possibilitando qualquer tipo de corte, além de transferir desenhos com perfeição de detalhes em chapas extremamente leves.

Além da confecção de bijuterias, os procedimentos de usinagem química também têm beneficiado outros setores, como o aeroespacial, para reduzir o peso das aeronaves, e a medicina, desenvolvendo implantes com detalhes altamente precisos.

Ficou com alguma dúvida sobre fotocorrosão ou quer conhecer as peças criadas com essa técnica e comercializadas por nós? Deixe seu comentário. Teremos muita satisfação em ajudá-lo!

PLQ  Acessórios

por PLQ Acessórios em 08.02.2018
tags: fotocorrosão, o que é fotocorrosão

0 comentário(s)
Para que servem as bases para brincos
Para que servem as bases para brincos
Argolinhas para montagem de bijuterias
Argolinhas para montagem de bijuterias
Castroagem: conheça a técnica
Castroagem: conheça a técnica
Significado dos anéis em cada um dos dedos
Significado dos anéis em cada um dos dedos
O lado espiritual das joias e bijuterias
O lado espiritual das joias e bijuterias

Olá, deixe seu comentário para O lado espiritual das joias e bijuterias

Enviando Comentário Fechar :/